✔ Abrandamento: Remove dureza da água (Ca++ e Mg++) e substitui por sódio (Na+), este sistema pode ser utilizado para Caldeira de Baixa Pressão, ou seja, abaixo de 20Kgf/cm2.
Este sistema é composto por resina catiônica e o regenerante é Cloreto de Sódio (NaCL) sal não iodado.
✔ Desmineralizador: Neste caso para caldeiras de Médias e Altas Pressões, ou seja, acima de 20Kgf/cm2, porém a especificação de água de alimentação da Caldeira o fabricante da mesma deverá informar.
Dependendo da qualidade o sistema poderá ser uma Coluna Catiônica + Uma Coluna Aniônica + Leito Misto ou, mais complexo.
Naturalmente a qualidade da água desmineralizada dependerá da água de alimentação do sistema.
Este tipo de sistema irá eliminar todos os Cátions através da resina catiônica com um pequeno escape de sódio (Na+) elemento que definirá a condutividade final da água.
Eliminará todos os aníons através da resina aniônica e deixará um pequeno escape de Sílica, portanto, dependendo da qualidade especificada pelo fabricante da Caldeira um leito polidor poderá ser necessário para diminuir a concentração desses elementos (Sódio e Sílica).
✔ O tratamento de água para caldeira é complexo e ele é determinado desde a captação até a alimentação da Caldeira propriamente dito, portanto não existe um boletim que informa qual a qualidade de água para alimentar uma Caldeira, depende de vários fatores, entre eles:
►Qualidade da água a ser tratada
► Pressão da Caldeira
► Especificações da água de alimentação da Caldeira definida pelo fabricante da Caldeira.